O que é Invisalign e como ele funciona?
- Dra. Ana Carolina Arantes
- 24 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2023
Invisalign é o futuro dos tratamentos ortodônticos. Com ele o tratamento tem alta assertividade e o dentista especializado pode saber cada etapa com precisão antes mesmo de iniciar o tratamento.

Com os alinhadores Invisalign você aprimora seu sorriso de forma confortável, rápida e invisível. A seguir você confere mais detalhes sobre esse tratamento.
O que é o alinhador Invisaling?
Invisalign é o aparelho ortodôntico invisível mais tecnológico e moderno na atualidade. Realiza a correção dos dentes através da troca de alinhadores transparentes de fácil encaixe e higienização. Com os alinhadores transparentes e removíveis, o tratamento fica discreto, cômodo e sem atrapalhar o seu dia a dia.
Como funciona o tratamento com o alinhador Invisaling?
Na avaliação clínica, os dentes e a mordida são digitalizados com o scanner Itero 5D de forma rápida e precisa. Ele capta uma imagem dos dentes de forma interativa e com alta resolução, onde é possível visualizar a simulação do tratamento antes mesmo de iniciá-lo.

Todo o tratamento é planejado de forma individualizada para a necessidade de cada paciente e realizada inteiramente pelo ortodontista. Esse planejamento gera uma sequência virtual de alinhadores, onde o ortodontista e o paciente podem acompanhar em detalhes como estão movimentando os dentes a cada troca de alinhador. Esta tecnologia proporciona muito mais previsibilidade ao tratamento.
Para os alinhadores terem mais retenção e agilidade nos movimentos dos dentes, são colados “attachments”. Esses são pontos de resina transparente que o dentista fixa estrategicamente nos dentes, onde os alinhadores serão encaixados posteriormente.
Assim, a pressão é sutil, indolor e o resultado é altamente satisfatório. Exercendo a mesma função dos braquetes de um aparelho comum, esses pontos são fixos e os alinhadores removíveis, então é só tirar antes das refeições, escovar os dentes e colocá-los novamente.
Quais as vantagens?
Não interfere na estética do paciente – muito difícil se der percebido pelas outras pessoas, podendo ser removido em eventos sociais.
Confortável – a adaptação com o aparelho normalmente é rápida e o paciente não tem os braquetes e o fio ferindo a boca.
Não atrapalha na alimentação - o paciente pode comer e beber praticamente de tudo, inclusive alimentos mais duros, já que o alinhador é removível.
Não atrapalha na higiene dentária – a escovação e passagem do fio dental são normais, já que o alinhador é removido neste momento favorecendo a limpeza. Com o aparelho fixo os alimentos ficam acumulados com muita facilidade e tanto a escovação como o uso do fio dental são bastante difíceis.
Menos dor – como a movimentação é pré-determinada, em uma quantidade pequena e biologicamente aceitável.
Maior previsibilidade do movimento dentário – sabemos a direção e a quantidade exata que o dente vai se movimentar.
Menor tempo de tratamento – por ser mais previsível e ter menos movimentos indesejáveis. Cerca de 50% do tratamento com aparelho fixo é corrigir movimentos dentários indesejáveis.
Menor custo biológico do tratamento – o dente e o osso têm menor risco de efeitos colaterais como reabsorções radiculares e ósseas, já que os dentes se movimentam de forma mais controlada.
Mínimo risco de dano ao esmalte do dente durante a remoção do aparelho – como aparelho fixo existe a possibilidade de micro trincas durante a sua remoção.
Previne desgastes dentários por bruxismo durante o tratamento ortodôntico, já que o alinhador cobre as superfícies externas dos dentes e o aparelho fixo não.
Quem pode usar os alinhadores?
Qualquer pessoa, de crianças (com Invisalign First) a adultos e pessoas com mais de 70 anos. Com os recursos que o software oferece ao ortodontista, podemos realizar qualquer movimento dentário em qualquer direção de forma segura e controlada.
Como a força é leve e contínua, isso nos permite tratar casos com grandes perdas dentárias e ósseas também.
Quantas horas por dia tem que usar o Invisalign?
É necessário o uso de 22 horas por dia. Remover apenas durante as refeições e na hora de escovar os dentes. O uso correto é fundamental para o correto tratamento e cumprimento do planejamento.
Quais casos podem ser tratados com Invisalign?
Todos os casos podem ser tratados com Invisalign, alguns exemplos são:
Problemas na mordida, aberta ou cruzada;
Dentes tortos ou desalinhados (apinhados);
Espaços entre os dentes (diastemas);
Criança com dente de leite ou permanente.

Quanto custa o tratamento?
O valor do tratamento ortodôntico com Invisalign é determinado pelas necessidades de cada caso, como tipo de correção que será feita, a complexidade e a duração do tratamento.
O ideal é realizar uma avaliação para saber com mais precisão quanto o tratamento irá custar.
Os dentes tortos ou mal posicionados podem prejudicar sua saúde, causar dores e prejudicar também a sua aparência. Agende uma avaliação com a Dra. Ana Carolina Arantes pelo WhatsApp: 41 98868-8164.
CLM PR - 3316 | Responsável técnico pela clínica: CRO/PR 17647
Comments